O RuralMAX 2010, Congresso Brasileiro de Telecomunicações Rurais, maior evento da América Latina do segmento, apresentará no próximo dia 6 de maio, em São Paulo, uma série de novas tecnologias, muitas delas inéditas para o segmento rural.

As Telecomunicações Rurais atendem a um segmento de mercado que responde por 23% do PIB do país, que reúne 32 milhões de pessoas, mas que ainda representa apenas 4% dos acessos à Internet no Brasil.

Os destaques do evento ficam por conta dos sistemas de acesso à Internet via satélite da empresa Hughes, capazes de prover conexão em áreas rurais e remotas em qualquer lugar do país. Já o fabricante de antenas Aquário apresentará sua linha de produtos que permitem a captação dos sinais celulares em áreas distantes dos centros urbanos.

A multinacional Qualcomm apresentará as soluções para atendimento rural utilizando a tecnologia CDMA, destacando a flexibilidade e o baixo custo deste tipo de sistema, compartilhando sua experiência neste tipo de implementação em diversos países.

Outro destaque muito aguardado neste evento será o lançamento da TV Digital Rural pela Rede Globo. O sistema permite a captação do sinal digital da emissora fora dos limites urbanos do município, com alta qualidade e utilizando tecnologia satelital.

A NEGER Telecom, empresa brasileira de base tecnológica, apresentará o equipamento Roteador 3G, que permite o compartilhamento de uma conexão celular entre diversos computadores e sua utilização em áreas rurais.

O RuralMAX 2010 contará também com a presença de importantes empresas do setor como a Globalstar, Tesacom, Arycom, Red Networks, Datalink, Parks, Amazônia Banda Larga, ATB, BratelCom, Kerax, Ragio, Sollaric, ST&S, Telecomseg, Teleco, Telecom Paulista, Tesa, Spectrus e Witzler Engenharia.

O evento é uma iniciativa da ABRATER, Associação Brasileira de Telecomunicações Rurais, que conta ainda com o apoio de entidades como ABET, ABRAMULTI, ABRANET, SUCESU e TELCOMP.

Um promissor nicho de mercado

Para o Presidente da ABRATER, Eduardo Neger, o segmento de Telecomunicações Rurais é um promissor nicho de mercado.“O segmento de telecomunicações rurais está deixando de ser um setor deficitário e dependente de subsídio público para se destacar como um promissor nicho de mercado, atraindo novas empresas e investidores”, comemora Eduardo Neger.

“Nossas estimativas preveem um crescimento mínimo da ordem de 20% ao ano. A internacionalização do agronegócio e a adoção de práticas sustentáveis e rastreabilidade são fatores que impulsionam a adoção das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nos empreendimentos rurais”, afirma.

Evento:

RURALMAX 2010 – Congresso Brasileiro de Telecomunicações Rurais
06 de Maio – 8h30 às 18h
Hotel Paulista Plaza – Alameda Santos, 85, Jardins, São Paulo – SP
Inscrições Gratuitas pelo site www.ruralmax2010.com.br

Sobre a ABRATER

A ABRATER, Associação Brasileira de Telecomunicações Rurais é uma sociedade civil sem fins lucrativos, sediada em Campinas, SP, organização não governamental que atua na área de pesquisa e desenvolvimento e que agrega usuários, fabricantes, instaladores, mantenedores, operadoras e empresas de engenharia de sistemas de telecomunicações destinados a áreas rurais e regiões de baixa densidade populacional.

Contato:
Eduardo Neger
Presidente da ABRATER

Fone: (19) 3237.2121
Celular: 19 91001190
eduardo.neger@abrater.org.br

Rogério Calsavara
Coordenador do Evento RuralMAX 2010

Fone: (19) 4141.3454 – RAMAL 21
Celular: 19 92404138
rogerio.calsavara@abrater.org.br

Fabio de Lima
Assessoria de Imprensa

Fone: (19) 4141.3454 Ramal 27 ou 19 33849112
imprensa@ruralmax2010.com.br

AERBRAS