10 Sugestões para aprimorar o Departamento Financeiro de sua empresa

Muitos são os desafios da micro, pequena e média empresa no Brasil. Não é exagero afirmar que de todos os setores o financeiro, é o mais intolerante a erros, pois, como diz o ditado: “dinheiro não leva desaforo para casa”. Pensando nisso resolvemos compartilhar as 10 sugestões para aprimorar a performance financeira de sua empresa:

  • Sugestão 1 - Fluxo de caixa

O bom gestor financeiro deve zelar pelo fluxo de caixa para evitar dificuldades financeiras. Dificuldades financeiras podem ocorrer mesmo a empresa faturando bem e com os custos bem administrados. Para melhorar o fluxo de caixa a principal regra é conciliar os recebimentos com os pagamentos. Isso pode ser feito negociando prazos com fornecedores e procurando realizar compras preferencialmente em datas favoráveis que coincidirão com as datas de entrada de recursos. Procurar evitar “desencaixes” otimizará muito os valores de caixa que poderão gerar lucros com aplicações financeiras e colocar o dinheiro para trabalhar para você!

  • Sugestão 2 - Investimentos em ativos

Procure financiar a compra de ativos sem precisar recorrer a empréstimos bancários. Utilizar capital próprio da pessoa física ou de amigos e familiares que queiram investir na empresa cobrando juros simples e não juros compostos como os bancos cobram pode ser uma ótima alternativa de financiamento. Financiamentos com garantia real, costumam ter taxas mais atrativas também.

  • Sugestão 3 - Instrua-se e aprenda continuamente

É comum empreendedores não possuir especialização em gestão financeira. Se não está familiarizado com as diversas modalidades de taxas de juros, procure se aprofundar no assunto, pois a “taxa” que o banco oferece pode ser calculada de muitas maneiras, bem como as modalidades de financiamento podem conter outros tipos de tarifas, além do IOF-Imposto sobre operações financeiras que sempre será cobrado. Empréstimos bancários são fornecidos com taxas pré-fixadas ou pós fixadas atreladas a indexadores como taxa Selic, por exemplo. Entidades como o Sebrae, Senac e Senai costumam oferecer bons cursos.

  • Sugestão 4 - Avalide com cuidado seus Investimentos

Investimento é um capital que se aplica com o objetivo de obter rendimentos a prazo. Nesse contexto, empresa próspera investe continuamente e sabe gastar bem seus recursos. A rentabilidade da empresa está diretamente ligada a qualidade dos investimentos e sua capacidade de gerar caixa por si própria, conceito contábil denominado EBTIDA,  Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. É preciso sempre ter em mente que o retorno de um investimento deve no mínimo ter rendimento superior aos juros e correção monetária remunerados em uma aplicação financeira conservadora. Esteja atento para saber selecionar bons investimentos.

  • Sugestão 5 - Renegociação e portabilidade de Financiamentos

Caso a empresa tenha financiamentos é bom que o gestor sempre esteja em contato com instituições financeiras. Periodicamente as conjecturas macroeconômicas mudam, e, às vezes, é possível obter um novo financiamento com taxas de juros melhores ou mesmo que a taxa não seja tão melhor o perfil da dívida pode ser alongado, e, com o valor da prestação diminuído, a empresa terá um fluxo de caixa mais saudável.

  • Sugestão 6 - Oportunidades de otimização de custos

Um estudo apurado das despesas, custos fixos e variáveis, é de fundamental importância para a identificação de oportunidades de otimizar custos. Isso tem que ser feito de modo inteligente, pois às vezes será necessário um pouco de investimento em treinamentos, aquisição de recursos para se aprimorar um determinado processo produtivo.

  • Sugestão 7 - Planeje, controle e meça resultados

Tão importante quanto a visão financeira é a visão contábil do negócio, pois ambas gerarão aos gestores indicadores importantes para tomada de decisão. A análise do livro caixa, o balanço de fechamento no fim do mês, são imprescindíveis ao balizamento dos times comercial e de marketing e demonstram se as metas de vendas e as margens de lucro estão adequadas para a saúde financeira da organização. A tomada de decisão assertiva baseada em números confiáveis, é a chave do sucesso para o aprimoramento contínuo do planejamento traçado que às vezes exige readequações.

  • Sugestão 8 - Gestão do Custo Operacional

Decidir sobre quais ativos compensa para a empresa adquirir e quais ativos compensa locar é uma análise que deve ser realizada de tempos em tempos. Avaliar os custos diretos e indiretos para se manter alguns bens importantes para o negócio, pode trazer respostas para reduções de custos inteligentes. Exemplo de ativo que pode ser analisado são os veículos da empresa, bem como outros serviços que não compõem o rol de atividades fim da empresa, serviço de limpeza por exemplo.

  • Sugestão 9 - Invista em Automação

Muitos softwares de mercado podem facilitar a gestão financeira garantindo: rastreabilidade, controle e unificação de informações bancárias com o livro caixa. Além disso, a automação de algumas tarefas pode otimizar rotinas repetitivas, por exemplo, emitir lembretes de vencimento de boletos aos clientes.

  • Sugestão 10 - Associe-se à Aerbras

A AERBRAS é uma entidade civil sem fins lucrativos formada pelo canal de Radiocomunicação Profissional do Brasil. A Aerbras congrega indústrias, distribuidores e empresas prestadoras de serviços de radiocomunicação. É o Fórum da Radiocomunicação no Brasil onde todos os empresários do setor criam soluções conjuntamente em um ambiente colaborativo e democrático.

Ainda não é associado?

Caso queira ser associado, basta entrar no link abaixo e fazer sua inscrição.

AERBRAS