O objetivo do treinamento foi padronizar o sistema de radiocomunicação, melhorando o entendimento entre as empresas em caso de emergência. Os presentes enfatizaram a importância da comunicação, já que, se ela não for feita de forma correta e eficiente, vidas podem ser colocadas em risco.
Cada terminal membro do PAM, Plano de Auxílio Mútuo do Porto de Santos, enviou ao menos um representante. O sistema de rádio foi montado para os planos de emergência. Silvio Nabor, Coordenador de Brigada da Guarda Portuária e Coordenador de Comunicação do PAM de Santos, explica que o treinamento foi bom pois, enquanto uns funcionários aprenderam sobre o sistema, outros relembraram.
“O treinamento é muito válido para todos porque a comunicação é fundamental no PAM. É preciso haver uma padronização dos planos de emergência, saber como se comportar em qualquer ocorrência. Se a mensagem chegar mal colocada ou com qualquer ruído, isso pode colocar todos em risco. A pessoa que está no rádio tem que saber o que fazer para que na ocorrência real ela se saia da melhor maneira possível”, explica.
O treinamento foi dividido em parte prática e teórica. Na parte prática, todos aprenderam como funciona a comunicação via rádio: manuseio e como acionar os terminais em caso de sinistro. Adei explica que o treinamento foi realizado para que todos os terminais estejam na mesma sintonia caso haja qualquer ocorrência.
Foto: Nirley Sena
Um exemplo da importância do PAM foi o episódio de um princípio de incêndio entre a Cooperçúcar e a Rumo Logística. Por coincidência, um mês antes um simulado havia sido feito naquela área. Justamente pelas equipes das brigadas estarem preparadas, foi rapidamente debelado e não atingiu os dois terminais que juntos tinham mais de 70 mil toneladas de açúcar.
Fonte: GRUPO SEGS