Prestes a completar 67 anos de serviços prestados ao mercado brasileiro e latino americano, a ARS Eletrônica investe em pesquisa e desenvolvimento para que produtos exclusivos cheguem a praça com toda a qualidade que só ela oferece. Exclusiva e única fabricante no Brasil, a empresa apresenta os Combinadores e Multiacopladores como solução indispensável para sua rede de comunicação.
Quem atua na área, tem conhecimento da Lei Federal nº 13116, de 20 de abril de 2015, que estabelece normas gerais para implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações, no qual chamamos a atenção para um único item do Capitulo IV, DAS ESTAÇÕES TRANSMISSORAS DE RÁDIO, que diz: “A instalação das estações transmissoras de radiocomunicação deve ocorrer com o mínimo de impacto paisagístico, buscando a harmonização estética com a edificação e a integração dos equipamentos à paisagem urbana.” Lei que traz uma série de regras, alertas, orientações e regulamentações que inibe o crescimento desordenado de bases transmissoras de rádio comunicação.
Visando e contribuindo com a lei acima, a empresa pioneira no assunto, oferece a solução dos Combinadores, com variedades de modelos 4:1, 6:1 e 8:1 que podem receber até oito repetidoras de sinais, VHF ou UHF, lembrando que a utilização dos Combinadores ARS Eletrônica, em conjunto com as antenas fixas ARS, permitem a redução do custo de locação de espaço nas torres, das antenas, cabos coaxiais, conectores e suportes, além de diminuir a carga mecânica na torre bem como reduzir o custo da mobilização de mão de obra especializada na instalação e ativação de sistemas repetidores.
Para facilitar um pouco mais o entendimento do tema, podemos explicar um pouco do princípio e em que momento utilizar um combinador, visando melhorias no sistema de radiocomunicação implantado.
A partir do momento em que se opta por obter um sistema de radiocomunicação instalado em uma torre, é porque surgiu a necessidade de enviar e receber transmissões sem que haja perda ou interferência no sinal. Estas perdas acontecem devido a questões geográficas, como montanhas que podem fazer com que haja interrupção na comunicação. Desta forma, através de uma torre, instala-se uma repetidora de sinais que irá atuar com duas antenas, sendo uma para receber e outra para transmitir o sinal. Em alguns casos, faz se necessário trabalhar com mais do que duas repetidoras, para o tráfego simultâneo de vários canais de comunicação em um único ponto de repetição. Este tipo de operação necessita, entre outros, a utilização de várias antenas, com grande quantidade de cabos coaxiais, manutenção, mão de obra de instalação e operação. Ressaltando que cada repetidora necessita de duas antenas, uma para TX e outra para RX, necessitando de um espaçamento mínimo, entre as antenas, para que não ocorra interferência.
É neste momento que o Combinador ARS Eletrônica entra em ação. Indicado para a utilização de mais de duas repetidoras, ou para expansão da rede, os Combinadores, em função de seu modelo, permitem a utilização de até 8 repetidoras com a utilização de apenas duas antenas sendo uma para TX e outra para RX. O equipamento é responsável por combinar os transmissores e receptores (TX e RX), viabilizando uma série de economias e otimizando todo o processo de implantação e operação do sistema. Dado o baixo ângulo de irradiação de sinais, a antena recomendada para sistemas repetidores é a Colinear de Dipolos empilhados.
Um dos exemplos mais comuns são os sistemas de radiocomunicação das Policias Militares, que reúnem várias repetidoras em pontos estratégicos da cidade, os quais, dado o elevado número de canais de comunicação, necessitam do uso dos combinadores para fazerem juízo a um sistema eficiente e otimizado.
Única fabricante de Combinadores no Brasil, a ARS Eletrônica desenvolveu estes equipamentos com tecnologia de ponta, o que faz dos produtos referência no mercado mundial. Algumas das características e benefícios que os Combinadores possuem são:
– Modular
– Atenuação de ruídos
– Até 8 Transmissores em 1 só antena
– Redução de custos e espaços físicos
– Filtro de alta seletividade
– Proteção de repetidoras
– Supressor coaxial de transientes
– Baixa perda
– Permite inclusão de novos repetidores
Os Combinadores de Transmissão ARS são dispositivos ressonantes de baixa perda, destinados areunir, em uma única antena de transmissão, até 8 transmissores de estações repetidoras. Os sistemas combinadores ARS são fornecidos com o “Multiacoplador de Recepção” com amplificador de sinais (LNA) o qual permite reunir, em uma única antena de recepção, até 8 receptores de estações repetidoras.
Maiores informações:
Kleber Custódio – Analista de Marketing