O RSSI nos Repetidores
Para facilitar o uso de um canal físico compartilhado, um repetidor em um IP Site monitorará sua frequência de RX e não transmitirá se o RSSI dos sinais de outro sistema de rádio for maior do que um limite configurável. Isso garante que o sistema não usará um canal se outro sistema próximo estiver usando esse canal.
Este limite RSSI é configurável pelo CPS numa faixa entre -40dBm e -130dBm. O limite deve ser escolhido sabiamente como:
- Definir um valor muito baixo pode resultar em interferência de ruído de fundo, inibindo a transmissão de um repetidor.
- Definir um valor muito alto pode resultar na utilização de um canal enquanto houver interferência. Em alguns sistemas isso resultaria em mensagens de dados e solicitações de configuração de chamadas perdidas.
Ao configurar o sistema o Limiar RSSI pode ser definido para -40dBm. Uma vez implantado no local, o Limiar RSSI deve ser definido para um valor razoável, com base no nível médio de ruído no local. Definir o Limiar RSSI para este valor alto, durante a configuração e o teste no laboratório, eliminará o Limiar RSSI como causa raiz para a falha do sistema em operar conforme o esperado.
Usando o RDAC, você pode medir o nível médio do sinal, sem tráfego, no canal repetidor. É importante considerar apenas o Limiar RSSI enquanto não houver tráfego no canal. Também é importante observar o Limiar RSSI por vários minutos para garantir que um valor de “piso de ruído” confiável seja obtido. Feito isso, o Limiar RSSI pode ser definido para 10dB acima desse “piso de ruído”. Ele também pode ser ajustado em um estágio posterior se algo mudar.
Esperamos ter sanado aquelas dúvidas sobre esse ajuste, que é idêntico em quaisquer repetidores de quaisquer fabricantes.
*DGR6175 é propriedade da Motorola Solutions.
Ronaldo Wilmann Cidade
Diretor Técnico
CFT 49160290030
Ainda não é associado?
Caso queira ser associado, basta entrar no link abaixo e fazer sua inscrição.