Sistema de rede de radiotelefonia – A nova torre terá uma estrutura de 80 metros, com um investimento de mais de R$12 milhões.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) procedeu para a instalação de um novo sistema de radiotelefonia da empresa, e deixou de usar os rádios de comunicação. O antigo equipamento foi adquirido e instalado na década de 1990.
A torre terá 80 metros de altura e será instalada no Complexo de Manutenção, assim como um sistema. Este é considerado o mais seguro para transportes públicos de alta capacidade. A obra foi financiada por uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Banco do Brasil no valor de R$ 12,2 milhões.
Melhoramentos no sistema de comunicações
A nova tecnologia permitirá a recepção do sistema digital (uma exigência da Anatel), a partir de 2019 em todo o país. Os rádios funcionarão com a mesma plataforma, utilizada pelas forças de segurança, por ser indicado para comunicações críticas.
Além de um melhor acesso à comunicação, os rádios também podem receber e enviar mensagens. O Índice de Incidentes Notáveis (quando os vagões param por mais de 15 minutos em horário de pico, ou 20 minutos em horário normal) pode ser reduzido até 50%. Isso causa um grande impacto no sistema metroviário. Os dispositivos também contam com GPS, que permitem a localização imediata dos funcionários que os tiver utilizando.
A torre proporcionará uma cobertura de toda a linha do Metrô-DF e em Samambaia, Ceilândia e Asa Norte. Os 80 metros de torre são necessários em virtude do crescimento vertical da cidade, com prédios que chegam a 30 andares.
Os equipamentos já se encontram no Metrô-DF. O início da instalação ocorrerá neste mês de março, assim como os testes local e integrado do sistema. O início da operação está programado para ocorrer em junho deste ano.
Fontes
Veja também
Respostas de 2