Na última sexta-feira, um ataque cibernético “chacoalhou” o mundo, o Ransonware WannaCry fez diversos sequestros de dados ao redor do planeta. O último balanço aponta que mais de 200.000 vítimas foram afetadas, principalmente empresas, ao redor de 150 países.

dadosA ação diz respeito a ciberataques em computadores que travam o sistema e impedem o acesso da máquina ou dos arquivos armazenados por meio de criptografias. Em seguida, para liberar os dados, os hackers exigem o pagamento de um ‘resgate’, via bitcoins, moeda virtual não-rastreável, usada em transações virtuais. As informações dizem que o valor do resgate giraria em torno de 300 bitcoins, o equivalente a meio milhão de dólares.

O vírus, que se aproveita de uma vulnerabilidade no protocolo de compartilhamento de arquivos do Windows, é do tipo Ransonware – um código, como os vírus trojanspyware, e pode infectar tanto computadores como equipamentos de rede (modems e roteadores) e dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).

Montadoras como Renault e Nissan tiveram que interromper a produção, para prevenir a disseminação do ataque indiscriminado aos dados computadores das empresas. Isso traz à tona o seguinte questionamento: 

“Seus dados estão protegidos?”

-“Como sua empresa se recuperaria se sofresse um ataque desta magnitude?”

Com o Portal de Negócios da Aerbras, os seus dados estão protegidos!

O Portal de Negócios – Commtacta – conta com uma estrutura robusta de redundância entre servidores, dentro e fora do Brasil, que funcionam através de uma metodologia de Gestão de Continuidade de Negócio (GCN), e assim, pode oferecer toda a proteção necessária às informações que sua empresa gerencia através da ferramenta.

A Gestão de Continuidade de Negócios envolve o desenvolvimento de um plano de contingência baseado em um relatório de análise de impactos nos negócios, em caso de interrupção dos processos organizacionais de uma empresa – por qualquer motivo – visando a recuperação mais breve possível das atividades da organização.

Em outras palavras, se houvesse um incidente como o ciberataque da última sexta-feira, seriam acionados os planos de recuperação do software e as informações dos usuários do Portal de Negócios Commtacta seriam recuperadas dentro de um prazo mínimo, colaborando para a ininterrupção das atividades. Além da recuperação, a estrutura por trás do software é baseada em políticas de segurança extremamente criteriosas, contando com diferentes firewalls, criptografia de arquivos (a mesma utilizada por bancos), e backups periódicos de todas as informações.

Utilize o Portal de Negócios da Aerbras e conte com toda a estrutura de nossos servidores para a segurança de suas informações.

AERBRAS