CPS 2.0 Motorola não inclui mais o RM (Radio Management)

O novo CPS versão 2.0 da Motorola para DMR, deixou de incluir a Programação Remota de Repetidora IP (RM Radio Mannagement).

Então aqui vão algumas idéias que usamos para operacionalizar o dia a dia.

A funcionalidade de programação remota de IP não foi transferida para o CPS2. Este recurso permitia anteriormente que repetidores fossem programados por meio de uma conexão IP, usando o CPS MOTOTRBO versão 16.0 e anterior.
Para garantir a “segurança” dos dados e apoiar o desenvolvimento futuro, a Motorola anunciou que só continuará oferecendo suporte à programação remota de repetidoras no (RM) Radio Mannagement ou Gerenciamento de Rádio.
A partir de agora, para programar repetidoras remotamente via IP, é necessário baixar ou adquirir o Software de Gerenciamento de Rádio MOTOTRBO (RM).

Este novo conceito, visa uma segurança maior nas conexões entre os repetidores e servidores do (RM), especialmente quando as repetidoras serão programadas em uma rede pública ou compartilhada, pois oferece a possibilidade de usar TLS-PSK, que são pacotes de criptografia de Chave Pré-Compartilhada (PSK) e Transport Layer Security (TLS), que é um conjunto de protocolos criptográficos que fornecem comunicação segura.

Geralmente, o gerenciamento de rádio (RM) deve ser hospedado em um computador dedicado ou máquina virtual.
Para garantir completamente a segurança dos dados, você precisa ter instalado um AntiVirus, um firewall e fazer constantemente o backup de dados. Isso inclui atualizações do Windows.

Recomendamos usar o antivirus e firewall nativo do Windows, pois se integram perfeitamente aos CPS e oferecem uma boa proteção.

A configuração mais básica (e provável) será a seguinte. Os softwares, RM Database, Job Processor, Device Programmer e o Client devem estar no mesmo computador.
Os repetidores não requerem nenhuma licença e podem funcionar no modo analógico. Se você tem repetidores DGR6175, deve ser a versão de 32 MB a de 8MB não tem capacidade para configurações remotas com o atual CPS 2.0. O software MNIS também não é necessário.
Em uma rede IP Site Connect e Capacity Plus, o repetidor Master é usado para obter informações sobre os endereços IP´s dos Peers. Os dados gravados fluem diretamente para o repetidor de destino.

CPS 2.0 Motorola não inclui mais o RM

Você pode, opcionalmente, executar o cliente em seu PC com driver atualizado ou conectar-se ao “servidor” através da área de trabalho remota ou uma VPN.

Usamos a palavra servidor de forma muito vaga aqui, já que o “servidor” não precisa ser uma monstruosidade multicore em algum lugar em um rack, pode ser um PC comum, com uma capacidade média de memória (8Gb) HD de pelo menos 500Gb e um processador i5, instalado em um local seguro.

Outra possibilidade é ter o Device Programmer rodando em um NUC (Pequenos PC´s) ou SFF (Desktops) nas instalações dos clientes. Este PC se conectaria de volta ao servidor RM via VPN. O NUC / SFF também pode ser usado para programar rádios via WiFi remotamente.

Desta forma, vimos que o RM não é um bicho de sete cabeças, podendo ser implementado por qualquer revenda ou assistência técnica, evitando ir até os locais para refazer as programações nos sistemas simples até o mais complexo.

Ronaldo Wilmann Cidade

Diretor Técnico
CFT 49160290030
 

Ainda não é associado?

Caso queira ser associado, basta entrar no link abaixo e fazer sua inscrição.

AERBRAS