Independente disso, mês que vem deverá ocorrer o leilão dessa faixa para empresas de internet móvel. Por isso, a Anatel publicou hoje as regras de convivência entre os 2 serviços no espectro de 700MHz.

image“O regulamento de convivência entre os dois serviços é uma pedra essencial na construção do edital de 700 MHz”, diz Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel. “A interferência é uma possibilidade, e o regulamento traz um leque de opções para mitigá-la. Temos os instrumentos necessários para dar segurança aos dois setores”.

Para evitar interferências, o processo ocorrerá assim: canais de TV aberta que estão acima do número 52, terão de ser realocados para o número 51 ou menor. Após a faixa de número 51, haverá 5 MHz de “banda de guarda” e mais 5 MHz para comunicações de segurança pública. É apenas acima desta última faixa que ficará o sinal de internet 4G.

Testes da Anatel realizados anteriormente haviam detectados algumas ocorrências de interferência entre os sinais de 4G e de TV digital, quando estes dividiam o espectro de 700 MHz. Para evitar isso, as regras publicadas hoje determinam uma distância mínima entre antenas transmissoras e aparelhos receptores, alterações nessas antenas, mudança na potência dos sinais emitidos e a instalação de filtros nos aparelhos – algo que já era sugerido pela SET lá em fevereiro. Via Terra e Diário de Pernambuco.

Fonte: UOL

AERBRAS