Associação e Entidade trabalham para mostrar ao Governo Federal a importância de um espectro dedicado em tempos de crise energética e hídrica
Um dos setores empresariais mais importantes para a sociedade atual é o das empresas de utilities, termo que reúne as concessionárias de serviços públicos fundamentais para a vida em sociedade. Trata-se de empresas públicas ou privadas com funções estritamente ligadas à infraestrutura, como água, energia elétrica e saneamento básico.
Tais empresas utilizam telecomunicações como suporte a suas infraestruturas críticas, fundamentais para a oferta dos serviços de energia, água e gás com qualidade e segurança. Diferentemente das operadoras de serviços de telecomunicações, as utilities não auferem receitas desses serviços de telecomunicações.
Para atenderem a sociedade, as utilities dependem, em grande parte, de um recurso escasso, o espectro radioelétrico.
Hoje, essas empresas enfrentam dificuldades em meio a crises hídrica e energética, e, muitas vezes, não contam com um espectro dedicado a manter funcionando seus serviços mais essenciais. Visando resolver esse problema, a UTCAL, entidade sem fins lucrativos, representante dessas empresas na América Latina, e a Aerbras – Associação das Empresas de Rádio Comunicação do Brasil, se uniram para realizar um projeto que visa conscientizar o Governo Federal da importância de achar uma solução para esse problema.
Diversos serviços, e a maior parte do funcionamento interno das empresas de utilities, são semelhantes ao de empresas comuns. “O grande problema é que essas empresas operam, também, sistemas críticos de telecomunicações. Eles são prioritários para a sociedade, pois permitem o controle à distância dos mais diversos equipamentos, garantindo segurança e qualidade na oferta dos serviços públicos”, afirma Dane Avanzi, vice-diretor da Aerbras.
A UTCAL e a Aerbras sinalizam que o uso das telecomunicações para utilities é urgente e crítico para a sociedade, e juntos elaboraram uma proposta de ação que visa resolver esse problema.
A proposta é simples, porém trabalhosa. No período de 2015 à 2018, será estabelecido um período de estudos na ITU (International Telecomunication Union), órgão da ONU responsável pela harmonização de radiofrequências a nível mundial. A proposta é que o tema “Radiofrequencias para Utilities” seja estudado pela ITU, de forma que exista uma avaliação sobre a necessidade de inclusão de radiofrequências especificas para as utlities, no espectro mundial.
O projeto ainda está no início, mas é necessária urgência em seu desenrolar, pois a crise climática já se agrava há alguns anos e, para garantir o pleno funcionamento de serviços essenciais à nossa sociedade, há de se garantir, primeiro, o funcionamento das empresas que prestam esses serviços.
Sobre a Aerbras:
www.aerbras.com.br / (11) 2219 0130
A Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil – Aerbras – é uma entidade sem fins lucrativos que reúne as associações dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O principal objetivo é integrar as empresas do setor e aumentar a projeção dos associados no mercado nacional, além de promover a radiocomunicação no Brasil em encontros, palestras, feiras e congressos.
Sobre a UTCAL:
www.utcal.org / (21) 2147 0600
A UTC América Latina (UTCAL) é uma associação profissional preparada para atender especialistas em telecomunicações que trabalham em empresas de energia, gás e água. Reunindo os principais provedores de tecnologia da América Latina, a UTCAL possibilita uma troca constante de conhecimentos e informações, mantendo seus associados devidamente atualizados em uma área onde a tecnologia muda constantemente.
Informações para a imprensa:
InformaMídia Comunicação
Leonardo Mota
(11) 2834 9295/ (11) 98024 2315
Welton Ramos
(11) 2834 9295/ (11) 98760 7396