A Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos. Fruto de uma união entre as Associações de Empresas de radiocomunicação, nasceu com o propósito de integrar e aumentar sua representatividade no mercado Nacional.

Defender os interesses comuns dos associados perante os diversos órgãos da sociedade.

Desenvolver ações no sentido de promover o mercado de radiocomunicação no Brasil.

Organizar encontros, palestras, discussões e debates em torno de assuntos de interesse comum do setor.

Desenvolver novos negócios, parcerias e associações.

Aumentar a divulgação do segmento promovendo feiras, palestras, congressos, viagens de negócios, visitas técnicas e veiculações na mídia.

Prover aos associados informações jurídicas, trabalhistas, fiscais, técnicas regulatórias e de mercado em geral.

Desenvolver outras tarefas de interesse comum ao segmento.

Zelar pela ética profissional e empresarial.

Diretoria (2023-2025)

Presidente

Odete Ribeiro Moraes Filha

Vice- Presidente

Carlos Eduardo A. Romano

Diretor de Marketing

Thiago Leonel Dias

Diretor Técnico

Adriano Fachini R. Soares

Diretor Jurídico

Dane M. Avanzi

Diretor de Relacionamento

Jardel de O. Nascimento

Diretora de Cursos e Eventos

Marianna Manini

Diretor de Rel. Institucionais

Caio Ricardo de Souza

Diretor Executivo 

Ricardo Luiz Gaspar

Diretor Financeiro

Layanne Mendes Oliveira

Diretor Executivo

Eduardo F. S. Antão

Diretor Financeiro

Valdemar Galano

Diretor Executivo

Rafael da Silva Vieira

Diretor de Inovações

Alexandre Santana

Diretor Executivo

Willyans Cordeiro Cavalcanti

Conselho Ética

Conselho de Ética

Lucilene Mediotti

Mensagem do Presidente - Carlos Romano

Olá, espero que todos estejam bem!

É com um profundo sentimento de responsabilidade que assumo a presidência da AERBRAS, em um momento tão delicado de nossas vidas e muito conturbado politicamente em nosso país. Desafio este, que só aceitei por ter plena convicção que não estarei trabalhando sozinho nesses próximos dois anos. Contarei com o sangue novo de pessoas que convidei para fazer parte dessa equipe fantástica e também com a experiência e sabedoria de pessoas que neste mesmo cargo estiveram.

Agradeço àqueles que de certa forma contribuíram ao longo dos anos para que a Associação continuasse o seu trabalho servindo às empresas de Radiocomunicação do Brasil e principalmente a todos aqueles que estão confiando e nos apoiando nessa jornada.

Nosso trabalho já começou com uma grande vitória, que foi conseguir reunir pessoas renomadas, carismáticas e muito competentes, para dar vida nova à Associação e conseguir contribuir ainda mais com o mercado de Radiocomunicação brasileiro.

No momento estamos nos concentrando em três missões principais que são:

Dessa forma, esperamos além de realizar as tarefas que identificamos como importantes para o nosso meio, buscar novas ideias e outros caminhos para contribuir de alguma forma com o associado.

Convido a todos que permitam-se aprofundar em conhecer o trabalho que está sendo realizado e que sintam-se em casa para participar, desenvolver, ou somar com essa nova equipe.

Buscaremos cada vez mais ampliar a representatividade da AERBRAS com os órgãos públicos e empresas privadas de interesse, para que nosso mercado seja cada vez mais valorizado e com a importância que merece. Para isso, precisamos que todos caminhem conosco.

Juntos somos mais fortes!

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.“

– Henry Ford

#JuntosSomosMaisFortes

Quer ser um de nossos Associados?

Confira todos os benefícios que a AERBRAS pode te oferecer

QUERO ME ASSOCIAR

A história da AERBRAS

A Aerbras nasceu em 2005 fruto da união de revendas Paulistanas, que entenderam que somente com a fundação de um organismo institucional neutro, independente e a-partidário poderia tutelar e defender interesses difusos de nossa classe empresarial e da sociedade Brasileira em Geral.

O Grupo Inicial de revendas Paulistanas que fundou a então Aeresp, germen da Aerbras, teve como inspiração Saga de nossos ancestrais bandeirantes, que desenvolveram o País levando estradas e comunicação a todo Estado Paulista e Estados como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais entre outros. Nesses Estados pela ação dos Bandeirantes riquezas foram descobertas permitindo que os Estados e o Brasil se desenvolvesse durante o período colonial.

Tal qual os Bandeirantes, a Associação que começou com Base Territorial Paulista, então chamada de Aeresp, logo contagiou revendas de outros Estados da Federação, aglutinando outras associações locais Aererj do Estado do Rio de Janeiro e Aera do Estado de Minas Gerais, formando hoje a Aerbras com 163 revendas associadas.

Podemos dividir tais interesses em duas categorias distintas, internas e externas a comunidade de radiocomunicação. Os interesses internos são ligados a qualidade, custos e padronização dos produtos e serviços ofertados ao mercado brasileiro de radiocomunicação. Acreditamos que servindo melhor ao cliente final, podemos gerar mais negócios a todas nossas associadas, criando assim um ciclo virtuoso.

Para atingir tais objetivos existe um Plano de ações que tem como metas principais, desenvolver treinamentos de capacitação técnica para nossas associadas, disseminar boas práticas de segurança do trabalho, sustentabilidade ligadas a radiocomunicação, bem como alinhar nossos objetivos aos demais “players” da indústria, merecendo destaque especial os distribuidores e fabricantes de produtos de radiocomunicação e periféricos (antenas, cabos, conectores, combinadores entre outros).

Podemos relacionar como ações externas o relacionamento com a Anatel, autarquia federal reguladora dos serviços de telecomunicações no Brasil, onde participamos ativamente na Comissão Brasileira de Comunicações – 2 e de outros organismos decisórios ligados a organização de espectro junto a UIT – União Internacional de Telecomunicacões. Tal trabalho tem como objetivo evidenciar ao Poder Público a importância da radiocomunicação comercial presente em toda a cadeia proditva do Brasil, evidenciando os aspectos estratégicos de nossas atividades em todo o Brasil.

Desde os tempos de Aeresp, está em nosso DNA, desenvolver nosso empresariado para melhor servir a Nação Brasileira.

#ConvergindoParaOFuturoDaRadiocomunicação

Galeria de Presidentes e suas Realizações

Odete Ribeiro Moraes Filha

01/08/2023 a atualmente

Diretora da Empresa Loopcom Comércio e Serviços

Carlos Romano

01/08/2021 a 31/07/2023

União da classe empresarial e forças que compõem o Segmento de Radiocomunicação no Brasil, representado por revendas, distribuidores e fabricantes. Crescimento exponencial de revendas associadas, Criação do EAD com cursos técnicos, Desenvolvimento de Palestras e Interações com associadas sobre tema de interesse dos empresários em geral, Pesquisa Nacional Setorial de Market Share 2022, ampla mobilização de associados e esclarecimentos para participação nas Consultas Públicas da ANATEL que regem as condições de uso e acesso ao espectro radioelétrico. Execução da 3ª Pesquisa Nacional da Radiocomunicação

Marco Mendonça

01/08/2019 a 31/07/2021

Manutenção e gestão de toda a infraestrutura da Aerbras na fase crítica da pandemia do Covid-19, continuidade dos projetos em execução da gestão anterior com ênfase no plano de marketing, execução da 2ª Pesquisa de Mercado de Radiocomunicação. Isenção temporária da cobrança da mensalidade para todos os associados.

Marcio Philomeno

01/08/2017 a 31/07/2019

Desenvolvimento da nova estrutura administrativa, criação de diretorias regionais, aumento da sinergia entre diretores e revendas, reformulação no plano de marketing, estruturação da 2ª Pesquisa de Mercado de Radiocomunicação, coordenação de defesa judicial e extrajudicial em face da Anatel relativa a cobrança de Fust e Funtel das empresas prestadoras do Serviço Limitado Privado, nas modalidades 011 e 017, implantação da plataforma de ensino a distancia, EAD, treinamento NR-10 e NR-35 para todos os associados.

Dane Marcos Avanzi

01/08/2015 a 31/07/2017

Participação da AERBRAS na ABR Telecom, representando as operadoras SEM PMS – Potencial de Mercado Significativo, Acompanhamento de reuniões na CBC-2 Comissão Brasileira de Comunicações, CITEL e UIT, organismos internacionais que definem a atribuição de espectro radioelétrico. Realização de evento em Belo Horizonte para congregação de associadas e apresentação de tecnologias de convergência digital.

Adriano Fachini

01/08/2013 a 31/07/2015

Continuidade das Políticas implementadas até então de Cursos de aprimoramento profissional, do Portal de Negócios Commtacta, parcerias estratégicas, ampliação dos benefícios aos associados, Pesquisa de Mercado com estatísticas da preferência das marcas mais relevantes, entre outros. Participação ativa na Comissão Brasileira de Comunicação – 2 que regulamenta interna e externamente os temas à saber: princípios e técnicas de administração do espectro, princípios gerais de compartilhamento, radiomonitoragem do espectro, estratégias de longo prazo para a utilização do espectro, técnicas automatizadas e assistência aos países em desenvolvimento em cooperação com o Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações (UIT-D). Reforma administrativa mediante contratação e centralização de sede administrativa.

Ricardo Gaspar

01/08/2011 a 31/07/2013

Ação junto à Anatel a qual fez-se esclarecer sobre a não incidência de Fust e Funtel nos serviços e comercialização de equipamentos de radiocomunicação. Desenvolvimento de parcerias que ampliaram os benefícios aos associados, promovendo a otimização de suas atividades produtivas.
Continuidade nas politicas do Portal Commtacta e aplicação de cursos de aprimoramento técnico com desenvolvimento e ampliação de conteúdos ligados a segurança do trabalho.

Homero Andrade

01/08/2009 a 31/07/2011

Alteração do nome da Associação para Aerbras, que teve como objetivo principal criar o sentimento que somos todos Brasileiros unidos em torno da mesma causa. Implementação de políticas e alianças estratégicas. Implementação de cursos de capacitação técnica com o intuito de melhorar o nível de conhecimento dos profissionais do setor.

Dane Marcos Avanzi

01/08/2007 a 31/07/2009

Criação do Portal de negócios Commtacta, que permite ao consumidor final cotar várias empresas ao mesmo tempo e fomentar negócios em todo o Brasil para toda nossa comunidade de revendas associadas. Negociação com as Associações regionais que permitiram a criação da Aeresp Nacional. Geração de Caixa para a Associação com o portal de negócios Commtacta através da venda de anúncios e apoio institucional de Fabricantes, distribuidores e empresas ligadas ao setor de radiocomunicação em Geral. Criação do informativo BIP com notícias quinzenais do setor.

Eduardo Antão (Presidente fundador)

2005 a 31/07/2007

O primeiro mandato teve como principal desafio a estruturação e a união de nosso empresariado. Podemos citar como principais realizações desse período a expansão da associação que conquistou muitos associados no interior do Estado de São Paulo e sua consolidação como Associação Estadual. Criação da Bolsa de Negócios para revendas associadas. Criação de um código de ética para proteção ao consumidor de telecomunicações.

AERBRAS