Vantagens:
A radiocomunicação de difere dos outros meios de comunicação em relação a quantidades de pessoas que podem estar integradas a um mesmo canal facilitando em muito a interligação entre elas.
Outra vantagem que se destaca é a economia, já que o serviço não é tarifado. Após a compra, o radioamador pode comunicar-se a vontade, sem custos adicionais. A economia é ainda maior se considerarmos a durabilidade do equipamento, maior que a dos aparelhos celulares, entre outros.
Para empresas, os benefícios vão além. É possível coordenar equipes e frentes de trabalho, já que os usuários podem interagir em tempo real e, ainda, customizar o equipamento para atender necessidades específicas, de acordo com o perfil da organização.
A radiocomunicação é muito utilizada por concessionárias de água, eletricidade, segurança pública, indústrias de grande, médio e pequeno porte. Outro ponto importante é a interação imediata entre as pessoas interligas no mesmo canal. Diferente de operadoras de celulares onde o serviço é de no máximo até três usuários. Outra vantagem é que o serviço pode ser moldado exatamente à necessidade do cliente.
Veja uma lista de completa de vantagens da radiocomunicação:
a) O serviço não é tarifado, após o investimento no equipamento utiliza-se à vontade 24 horas por dia sem custos adicionais.
b) Pode ser customizada sob medida com o objetivo de atender a necessidade de sua empresa.
c) O instrumento eficaz na coordenação de equipes e frentes de trabalho, já que todos os usuários se inteiram em tempo real do andamento do serviço.
d) Durabilidade do equipamento de pelo menos cinco anos, ao contrário de aparelhos celulares/nextel.
e) Robustez: os equipamentos profissionais de boa qualidade atendem aos requisitos de normas militares no que diz respeito a temperatura e impacto, tornando o custo/beneficio ainda mais atraente.
Dane Avanzi é empresário, advogado e vice-presidente da Aerbras – Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil.