10 Sugestões para aprimorar o RH da empresa

O departamento de recursos humanos é essencial na empresa para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Seja qual for o ramo de atividade de uma empresa a força de trabalho é o que move a organização rumo ao sucesso. Por isso é importante que todos os líderes transmitam confiança, para que as equipes desempenhem seus papéis com harmonia e performance. Hoje veremos 10 sugestões para aprimorar seu departamento de Recursos Humanos.

  • Sugestão 1 - Mantenha clareza no Organograma

Garanta que todos os colaboradores conheçam suas atribuições e tarefas. É muito importante que possam recorrer a seu líder imediato com facilidade para sanar suas dúvidas para que o trabalho possa fluir com tranquilidade.

  • Sugestão 2 - Atualize seu Workflow

Cada departamento da empresa possui uma série de rotinas de trabalho. De tempos em tempos essas rotinas podem ( e devem) ser revistas de modo a otimizar os recursos humanos. Com uma análise estratégica rotinas podem ser eliminadas, automatizadas ou ainda fundidas.
  • Sugestão 3 - Comunique a todo o time Missão e Valores

Todas as ações da empresa devem ser direcionadas para um único fim. Esse bem abstrato, denomina-se “Missão” da empresa. Note que trata-se da razão da empresa existir e alicerça os valores professados por seus diretores. Comunicar a missão e valores da empresa aos colaboradores traz um gosto de “verdade” a tudo que fazemos em nosso cotidiano nas pequenas ações de cada colaborador. Promover encontros e dinâmicas de grupo para cultivar esses valores é de fundamental importância para o sentimento de engajamento e pertencimento de todos.
  • Sugestão 4 - Processo de Recrutamento e Seleção

Recrutar e selecionar é uma tarefa que requer conhecimentos específicos e assessoramento multidisciplinar. Tudo começa com um bom descritivo das tarefas e do perfil profissional do que se espera de um bom candidato. Há uma série de testes que são imprescindíveis e devem ser aplicados por profissionais experientes capazes de processar os resultados coletados de modo a selecionar os candidatos finalistas com maior potencial. É fundamental que o setor de recrutamento e seleção leve em conta a cultura e valores da empresa.
  • Sugestão 5 - Valorize a diversidade

Eis aqui um tema desafiador principalmente para as empresas de pequeno porte. Mas uma coisa é certa, quanto maior a diversidade, maior será a criatividade do grupo e a empresa terá muito a ganhar, com os diferentes insights e pontos de vistas. Essa diferença com certeza alem de criar soluções originais também superará desafios cotidianos garantindo maior potencial de inovação ao time.
  • Sugestão 6 - Implemente uma cultura de treinamentos

O aprimoramento contínuo dos recursos humanos, reforça a relação de confiança do grupo, além de ampliar os horizontes dos colaboradores que podem constatar seu amadurecimento profissional ao longo do tempo. Mais que salário a perspectiva de desenvolvimento é fundamental para a retenção de talentos.
  • Sugestão 7 - Continuamente monitore cargos e salários

É muito importante que os salários estejam compatíveis com a média praticada no mercado. Juntamente com as perspectivas de desenvolvimento e o clima organizacional que veremos adiante constitui o tripé de satisfação do colaborador ou na visão contemporânea, o cliente interno da empresa.
  • Sugestão 8 - Faça pesquisas de Clima Organizacional

As pesquisas de clima organizacional ajudam os gestores a obter indicadores de motivação dos colaboradores e sua relação com a organização. O principal objetivo é manter um canal de comunicação aberto entre os gestores e colaboradores.
  • Sugestão 9 - Escute os colaboradores com empatia

Muitos desafios operacionais e organizacionais, para não dizer quase todos, podem ser resolvidos em um ambiente no qual os gestores e colaboradores estudem soluções inovadoras de modo sinérgico e colaborativo.
  • Sugestão 10 - Associe-se à Aerbras

A Aerbras representa todo o canal de radiocomunicação profissional no Brasil e é fruto da União entre fabricantes. distribuidores e empresas prestadoras de serviços de radiocomunicação profissional. Nesse fórum da radicomunicação profissional, todos participam de modo democrático e colaborativo na elaboração de soluções criativas para a superação dos desafios do setor.

Ainda não é associado?

Caso queira ser associado, basta entrar no link abaixo e fazer sua inscrição.